Páginas

               Entrevista com o nosso querido autor '' Vitor hugo Ribeiro''



  Vamos as perguntinhas então :

1)- Quando e por que você decidiu que queria ser escritor?

*Meu pai é escritor e dono de uma biblioteca enorme, e desde que eu era criança ele me dava livros para ler, Júlio Verne, Monteiro Lobato e outros. Peguei gosto pela leitura e inspirado por meu pai, comecei a escrever quando era adolescente. Já naquela época eu fazia sucesso entre meus amigos, só tirava dez em redação e por algum tempo tinha um jornalzinho na minha rua, que a vizinhança toda assinava. Era datilografado e rodado em mimeógrafo.

2)-  Qual o livro mais marcante que você já leu até hoje ?

*Fundação, de Isaac Asimov. Eu já reli umas cinco vezes e foi a base de Átron.

3)-  Quando começa a escrever um livro, você já sabe do início, meio e fim, logo de cara?

*Não. Só tenho uma vaga ideia do que quero escrever e durante a escrita, o livro me conduz, é estranho. Muitas vezes eu nem sei o final, ele chega à minha mente conforme escrevo.

4)- De onde surgem suas ideias?

*De outros livros, principalmente. De filmes, algumas vezes. De comerciais de TV, de músicas muitas vezes, até de sugestões de amigos, devo admitir. Uma vez escrevi um conto baseado em uma bula de remédio!

5)-Qual foi seu livro preferido, quando era pequeno?

*A Ilha Misteriosa, de Júlio Verne. Eu li quando tinha uns dez anos e me recordo do livro todo até hoje. Eu recomendo!

6)- Fale um pouco de seu livro ''Atron''  para os leitores do blog ...

*Eu já tinha escrito uma série quando era adolescente, que foi datilografado e que fez sucesso em cópias mimeografadas, do Felser Kaintl. Muita coisa se perdeu, já que na época, computador era luxo. Baseado no Felser, em 1998 eu escrevi Átron. Com os anos eu fui aprimorando o livro e procurando uma editora, e finalmente em 2013 eu encontrei a Literata, e o editor adorou meu livro e publicou, fazendo muito sucesso.

7)-Quando e como você teve a ideia de escrever o livro "Átron "?

*Como eu disse na pergunta acima, foi baseado em uma ideia antiga, de um rapaz problemático e fraco que sofria bullying e se transforma em uma pessoa de caráter forte e determinado, tudo se passando no futuro. Mas eu queria que a história fosse no Brasil. Átron se passa boa parte em Minas Gerais.

8)- O que vc diria para quem quer ser escritor? Algum conselho?

*Primeiro, que leia muito, livros, jornais, revistas, mas que leia! Segundo, que saiba bem gramática e ortografia. Essa conversa antiga que basta escrever de qualquer jeito que o revisor conserta é mentira, você deve conhecer a língua portuguesa antes de ser escritor. E escreva muito, muito mesmo, escrever se aprende escrevendo. E se quer escrever, não desista nas primeiras críticas negativas e em recusas de editoras. Eu recebi muitas criticas negativas até chegar a Átron do jeito que ele é hoje. E recebi muitos nãos de editoras. O escritor deve persistir!

9)- Quem se interessou pelo seu livro pode adquirir como ?

*Diretamente comigo, pedidos pelo e-mail vitorvrx@gmail.com, R$ 25,00 com frete incluso para todo Brasil, depósito em conta. Ou pela loja virtual www.feitodeletras.com.br ou nas livrarias físicas: Discoteka Cultural Café, Livraria Martins Fontes, Livraria Saraiva ou Livraria Cultura.

10)- Qual será seu próximo livro?

*Em breve terei disponível para venda a continuação de Átron, “A Busca”, e na Bienal do Livro de São Paulo, no Anhembi, em Agosto 2014, eu vou lançar “OS Apóstolos do Apocalipse”, que não tem relação com Átron, e se passa em Campinas, em 1984. Um estudante encontra uma passagem secreta em sua faculdade e descobre segredos terríveis. É um livro de suspense, romance, policial, pitadas de terror e Ficção Científica.

11)-  Deixe um recado para os leitores do blog.
Ler é fundamental. Seja um livro simples, um jornal, um texto em um blog. Eu recomendo a todos sempre a lerem livros de autores nacionais, como Monteiro Lobato. E mesmo que não sejam os clássicos, pois têm muita coisa boa, como os da Tatiana Amaral, Janaina Rico, Susy Ramone entre outros.
E um forte abraço para a blogueira, de uma simpatia enorme.



*----------------------------------------------------------------------------------------------------------*









Nenhum comentário

Postar um comentário